segunda-feira, setembro 20, 2004

O 12 Pz Michelangiolo.

Hoje despeço-me de Florença. Depois de uma noite necessariamente dormida (porque o cansaço se impôs ao desconforto do terreno desnivelado), desarmei a tendinha, paguei o parque e fui apanhar o 12.
O 12 dá a volta inteira a Florença. E passa por todos os caminhos que percorri com o Tommi, se bem que não com o Heinrich. Não sou de chorar nem de grandes demonstrações de emoção chorosa, mas o trajecto do 12 comoveu-me. Não consegui resistir, não me apeteceu, não quis. Na paisagem de Florença projectavam-se todos os gestos recordados do Tommi, e todos os sorrisos, mas sobretudo o olhar terno e o cuidado imenso. Cada vista, uma recordação, um sorriso. E lá ia eu, entalada num banco de autocarro, sem paciência ou vontade para tirar a mochila das costas, e as lágrimas a escorrerem-me pelo rosto. E sorria. E chorava. E nem disfarçava as lágrimas porque a felicidade não se disfarça. Um velhinho ainda pensou em oferecer-me ajuda, mas compreendeu que eu me despedia da cidade que era a dele, e que era uma despedida boa. E com o olhar terno, devolveu-me um sorriso, que eu agradeci.

Penso no Tommi e no que ele estaria a sentir. Onde ele estaria, se já teria chegado ao Monaco... Penso que ainda tenho idade para sentir tudo isto. E que ainda bem. E penso que, lá em Portugal, ninguém concordaria comigo. E penso que ainda bem que não estou em Portugal. Que ainda bem que estou aqui.

Com um dia para aproveitar, vou a Lucca e a Pisa. E compro os souvenirs da praxe. E à 1h47 da manhã apanho o comboio para Veneza.

1 Comments:

Blogger RM said...

O 12!! Ahhhhhhh, que boa lembrança... obrigada!!! Já faz 14 anos que estudei em Firenze e não acredito que o trajeto desse ônibus continua o mesmo até hoje (ou pelo menos até o ano passado...)!

Roberta.
http://community.webshots.com/user/romartinucci

2:39 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Powered by Blogger