segunda-feira, setembro 06, 2004

Onde eu estou: na Grecia!

Pensei que fosse ser um choque cultural e que Atenas fosse algo de uma cidade turbulenta e poluida com um Parthenon de cortar a respiracao (nao encontro os acentos, os tils e os c's cedilhados), mas nao. Atenas e' uma cidade encantadora, calma e muito pacifica, povoada por gregos igualmente pacificos apenas superados pelas centenas de enormes caes sonolentos e mimalhos que polulam pela cidade. O Partenon e toda a restante pedraria espalhada pelo centro de Atenas e' sim de cortar a respiracao ate' porque tem de se subir muito e depois esta' muito vento la' em cima. Mas e' espectacular, e eu estou sentir-me absolutamente em casa. Os gregos s'ao iguaizinhos aos portugueses e soam a espanhois sem o "sssupinha de massssa". A maior estranheza e' causada pela lingua grega, os sinais em grego, as montras em grego, tudo em grego, em alfabeto grego!! Nao so n sei ler como bem sequer consigo tentar adivinhar. Tem traducao, mas a sensacao de total analfabetismo e' mesmo muito estranha.
A viagem ate aqui foi pacifica: Campanha/Entroncamento na boa. Entroncamento/Madrid tive a sorte de perguntar ao revisor onde ficava a minha "litera" e de ele me ter respondido. De outra forma eu estaria muito mal servida quando ele veio, a meio da noite/viagem, verificar os bilhetes e eu o tinha perdido (eventualmente encontrei). Atravessei Madrid de metro ate ao aeroporto sentindo-me absolutamente calma. Acho que era porque nao tinha de tomar conta de ninguem. So mesmo de mim. E isso deixava-me com uma paz de espirito imensa.
O voo de Madrid atrasou mais de uma hora, mas a comida a bordo da Olympic Airlines era fabulosamente mediterranica, e matou a imensa fome que eu ja sentia.
'A espera das bagagem no renovadinho em folha aeroporto de Atenas conheci o Jaime, mexicano a viajar pela Europa ha mais de tres meses. Ele tem sido o meu fiel companheiro e guia pelas ruas do centro de Atenas (sem ele eu nao teria conseguido chegar ao hostel por mais de uma vez...:P). Divimos um quarto mesmo muito pequeno num hostel com uma Canadiana, a Molly, e o Tom, que chegou hoje da Alemanha. O Jaime vai embora depois de amanha, e eu rumarei 'as ilhas, sozinha ou acompanhad, logo se vera.

A net aqui e' estupidamente cara. Estou a escrever depois da meia noite para se valha 3 euros/hora, ou teria de pagar qualquer coisa entre 5 e 6 euros. Literalmente vou ver-me grega para manter o blog actualizado. Ate la vou tirando muitas, muitas fotos, fazendo uns quantos videos e rezando para que nao me roubem a maquina. Mas isto aqui e mesmo muito pacifico. Eu conto mais depois.
Ate breve meus fieis leitores e voltarei assim que as aventuras me permitirem uma escapadinha cibernetica. Muitos beijos.(N'ao, ainda n aprendi nenhumas palavras em grego)

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

10:55 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Esse é o meu Piolho: desenrascado!
Uma escorpiana não se abate facilmente... ;) Força amiga. Torço por ti. Regressa feliz e realizada que eu cá te espero.

Beijinhos.
Branca de Neve

10:55 da manhã  
Blogger Manuel said...

Olá!
Escrevo só para te desejar boas férias e que continues a divertir-te muito!
O Porto já chora a tua falta (vulgo: tem estado tempo de chuva).

Até breve,

Manuel Silva

4:13 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Powered by Blogger