terça-feira, setembro 07, 2004

Atenas by foot.

O Jaime quase me matou de cansaço hoje. Este mexicano não é o Speedy Gonzalez, mas é definitivamente o Walky Gonzalez. Sem piedade e com um excelente sentido de orientação. Caminhámos Atenas toda, ou melhor, não toda, como pudemos descobrir assim que subimos ao Parthenon e vimos uma imensa massa de betão branco que se estende por quilómetros e quilómetros em volta. E eu que pensava que Atenas ia pouco para além de Plaka, a zona onde fica o nosso hostel, no sopé da montanha do Parthenon. É grande. Muito grande.
O plano de hoje não era o Parthenon. Era mesmo descobrir como chegar a Delphi e ao Oráculo de Apollo, mas caímos no erro de pedir indicações aos bons dos atenienses que, por muito simpáticos e prestativos que tentem ser, têm um problema gravíssimo de desorientação crassa e generalizada. Tudo o que queríamos descobrir era onde ficava o Posto de Turismo. Numa só praça, a mesma onde supostamente seria o Posto de Turismo, deram-nos 10 indicações diferentes, para direcções opostas e conflituantes, que nos custaram umas duas horas de deambulação pelas redondezas. Nem mesmo a senhora de um cretino posto de informações soube ajudar. No vidro da cabine lia-se: "Can I help you?". Resposta minha e do Jaime, em coro: NÃO!
Assim, quando finalmente encontramos o Posto de Turismo, o funcionário já não se encontrava. Ok. Ficamo-nos por Atenas. Há muito que ver. Delphi fica para amanhã.
Até ao Parthenon é sempre a subir, mas porque os restaurantes lá em cima são caros e porque o que apetece é um gyro (sande de pão pitta) por €1,5, toca a descer outra vez, mas como ainda há mais para ver, bora lá subir outra vez. Uffa!
Entre o Parthenon e todos os outros templos a Zeus, Apollo, Afrodite, as ágoras, a romana e a antiga, muita rua que sobe e muita rua que desce, trocamos o por do sol lá do alto da colina por uma esplanada muito agradável e um capuccino retemperante. Duas horas de conversa depois, voltamos ao hostel. Estávamos a hora e meia de distância a pé. Vamos a pé, porque não?

Powered by Blogger