domingo, setembro 12, 2004

Sim ou não a Samaria Gorge, eis a questão.

Quando em dúvida entre ir e experimentar, ou ficar numa caminha preguiceira porque afinal isto é que é férias, a opção é sempre levantar e fazermo-nos ao caminho. Eu não preguei o olho esta noite. Vim para o quarto às nove e meia da noite e tive a tentar planear a minha próxima rota. Às dez já não conseguia manter os olhos abertos, cansados do sol, mas assim que apaguei a luz, o sono foi-se. Não preguei olho, especialmente porque sabia que tinha de me levantar às 5,45 para apanhar a camioneta para Omalos às 6,10. E ainda pensei em não ir. Mas fui.
Omalos fica no meio das montanhas, onde as estradas são estreitas e sinuosas, com uma vista vertiginosa sobre altos desfiladeiros. A camioneta é a da carreira e vai de povoado em povoado recolhendo as gentes. Mas a gente desta minha camioneta é maioritariamente turista e preferiu apanhar a carreira por €5 aos €33 exigidos pela excursão com guia turístico.
Omalos é onde fica o Parque Natural de Samaria, palco do reputado e anunciado em todas as brochuras cretenses Desfiladeiro da Samaria (Samaria Gorge para os ingleses, e Samaria qualquer-coisa-parecida para os franceses, alemães, italianos e espanhóis). Chegamos lá às 8 da manhã e estava um frio de rachar. Ora aqui está uma novidade em férias de Verão, um frio de 10º em plena Grécia, porque não?

Powered by Blogger